É por isso que o Brasil não vai para a frente!

É por isso que o Brasil não vai para a frente!
Você já ouviu isso!

O motivo tanto faz!

É por causa da torcida do Flamengo da política e da corrupção.
É por causa do trânsito, da fila da padaria, do meu vizinho, daquela velha da síndica!
É por isso que o Brasil não vai para a frente!

Extravasada essa raiva que eventualmente exista, vamos sentar e falar sério, mas antes eu quero contar uma história pessoal:

No ano de 2012, um grande amigo meu me convidou para uma reunião de negócios. Lá fui eu e quando cheguei, conheci o marketing multinível de uma empresa que já nem existe mais. Vendia uns sucos, chás e energéticos. Aliás, não eram vendas, dizia o consultor que convenceu meu amigo e a mim: aquilo era um clube de consumo. Vender era apenas uma forma de ganho. Entrei para o negócio. Bixo, se arrependimento matasse...............

Não foi culpa do meu amigo, ele também não percebeu a fraude socioeconômica que era o "negócio" e foi tão convencido por outro amigo nosso quanto eu por ele a entrar. A credibilidade que tínhamos uns pelos outros era o que a empresa da fraude precisava para nós perdemos dinheiro e algumas outras amizades menos sólidas com os convites para entrarem também.

Minha esposa me avisou: isso é uma furada!
Meu pai, minha mãe, amigos que não entraram!
Mas adivinhem... eu não via!
Eu acreditava naquilo, nos exemplos de sucesso da empresa e a porra toda.
Se tinha um churrasco com a turma, lá estava eu com as latinhas de energético e a vergonha que hoje me resta por ter sido tão burro!

Eu não enxergava o erro. Um grande amigo que há pouco tempo eu perguntei: "Leo, porque você não me chacoalhou e disse que aquilo era um erro e tudo mais?" Ele respondeu: "Rodolfão, eu vi que você estava tão convicto que não iria adiantar" e ele tinha razão. Eu não ouvia ninguém.

Já adianto, se você for fanboy de marketing multinível eu posso fazer um post só sobre isso para expor tudo o que penso hoje, mas voltando...

Eu contei essa breve história para te dizer o seguinte:
No Brasil ninguém está mais ouvindo ninguém!
É por isso que o Brasil não vai para a frente!

Sem falsa modéstia, eu tenho certeza que amanhã ou depois eu terei alguma percepção sobre algo que eu não tive até agora. Provavelmente deverei viver coisas que serão necessárias para ter certas percepções.

Pode ser também que ter amigos que pensam diferente de você te faça perceber coisas sobre as quais você ainda não se deu conta e se você tiver atenção poderá aprender com ele sem ter que quebrar a cara. Convenhamos, amigo de verdade é quem ouve e quem diz a verdade, sempre com respeito.

Pois bem, escrevo esse texto em abril de 2018. Ontem o Lula foi preso.
Bixo, caso você esteja lendo esse texto "agora" ou mesmo que seja depois de algum tempo, não será difícil lembrar que esses tempos tem sido duríssimos. Cito: manifestações de 2013, eleições 2014, Impeachment da Dilma, Lava Jato, Joesley dedo-duro, Aécio 2 milhões manda matar primo, Temer tem que manter isso, viu, Jucá é com supremo com tudo, daí parava tudo e Lula Preso, dentre outros inúmeros fatos tem sido uma "guerra".

De 2013 para cá, os apelidos coxinhas de um lado e mortadelas de outro passou a ser uma maneira debochada de se referir ao grupo contrário.

Eu havia escrito mais 3 parágrafos.
Voltei e apaguei.
Só digo que não estamos nos ouvindo,
Talvez até estejamos, mas não reconhecendo nossos erros de uma parte a outra sobre as escolhas erradas que fizemos, mas também reconhecer as razões pelas quais o grupo "contrário" tem para crer no que acredita. Esse texto é superficial e pós-moderno demais para o meus gosto.
Mas corro o risco de não ser ouvido.
Por que eu acho que é por isso que o Brasil não vai para a frente!

Comentários

Postagens mais visitadas